Melhoria Contínua Baseada na Teoria das Restrições

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Unidade curricular” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Melhoria Contínua Baseada na Teoria das Restrições
[/ms_accordion_item] [/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Docente” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

Pedro Pereira Rodrigues
Gustavo Bacelar

[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Resultados de aprendizagem e competências” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

Ser capaz de melhorar o desempenho de uma instituição ou sistema com os recursos existentes;
Saber como balancear o fluxo de pacientes;
Saber como identificar a(s) restrição(ões) do sistema;
Identificar oportunidades de investimento para obter o maior retorno;
Ser capaz de aplicar as 3 metodologias para a melhoria contínua;
Saber estabelecer a meta de uma organização;
Compreender como alcançar a melhoria estratégica de uma organização ou sistema de saúde;
Ter noções de contabilidade de ganhos;
Ser capaz de utilizar os 5 Passos para a Focalização;
Controlar processos utilizando o Buffer Management;
Saber como utilizar a Sequência de Perguntas para Mudança;
Saber como medir e sustentar a mudança;
Poder resolver conflitos a partir dos Processos de Raciocínio da TOC;
Ter conscientização dos problemas decorrentes de ambientes multitarefa.

[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Conteúdos programáticos” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

• Conceitos básicos da Gestão das Restrições;
• Características e complexidade dos ambientes de cuidados de saúde;
• 5 Passos para a Focalização;
• Buffer Management;
• Sequência de Perguntas para Mudança;
• Throughput Accounting (Contabilidade de Ganhos) vs. Activity Based Costing;
• Resolução de conflitos a partir dos Processos de Raciocínio da TOC;
• Como aplicar a Gestão das Restrições na saúde;
• Exemplos de aplicações da Gestão das Restrições na saúde;
• Dinâmicas de grupo.

[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Metodologias de ensino” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

O conteúdo desta Unidade Curricular será abordado da seguinte forma:
• Exposição teórica de cada tópico descrito para a unidade curricular;
• Demonstração da resolução de exercícios;
• Resolução individual e em grupo de exercícios práticos;
• Discussão em grupo dos exercícios resolvidos individualmente;
• Dinâmicas de grupo;
• Utilização de uma plataforma de e-learning otimizada para o ensino dos tópicos lecionados na unidade curricular.

[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Tipo de avaliação” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

50% Assiduidade, pontualidade e participação nas aulas.
50% Avaliação final (exame escrito ou trabalho em grupo).

[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Bibliografia principal” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
• Cox III, J.F., and Boyd, L.H. (2018). Using the theory of constraints’ processes of ongoing improvement to address the provider appointment scheduling system design problem. Health Systems 1–35.
• Cox III, J.F., Boyd, L.H., Sullivan, T.T., Reid, R.A., and Cartier, B. (2012). The Theory of Constraints International Certification Organization Dictionary.
• Cox, J.F., and Schleier, J.G. (2010). Theory of constraints handbook (New York: McGraw-Hill).
• Goldratt, E.M., and Cox, J. (2008). A Meta: Um Processo de Melhoria Contínua (São Paulo: Nobel). Lubitsh, G., Doyle, C., and Valentine, J. (2005). The impact of theory of constraints (TOC) in an NHS trust. Journal of Management Development 24, 116–131.
• Knight, A. (2014). Pride and joy (Never Say I Know).
• Umble, M., and Umble, E.J. (2006). Utilizing buffer management to improve performance in a healthcare environment. European Journal of Operational Research 174, 1060–1075.

[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Página oficial” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Página oficial
[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]